Faça sua busca no Razr² V8 Blog

terça-feira, 14 de julho de 2009

Sobre aplicativos e jogos MPKG

Os aplicativos MPKG são feitos especialmente para a plataforma Linux, no nosso caso, MOTOMAGX que é a distribuição Linux feita especialmente para o V8 e alguns outros celulares com os firmwares modificados que liberam o seu uso e instalação desses aplicativos; há uma certa vantagem no seu uso em relação as Java.

Os aplicativos Java nada mais são do que uma emulação – ou você acha que é tão “simples” deixar um aplicativo compatível com diversos sistemas operacionais diferentes? – o que acaba fazendo com que os recursos de sistema necessários para roda-los sejam altos, assim você provavelmente terá uma menor autonomia da bateria e um menor desempenho, se comparado a aplicativos nativos.

Já os MPKG são programados diretamente ao sistema que ele irá rodar, assim – na maioria dos casos – o uso de recursos de sistema se torna bem inferior se compararmos a aplicativos Java com funções semelhantes. Veja como exemplo o jogo  Doom em MPKG, ele roda perfeitamente no V8, mas tente rodar algum jogo Java com interface gráfica semelhante a ele e você vai sentir a queda de performance.

Ainda existem poucas aplicações feitas especialmente para o V8, especialmente pelas limitações que a Motorola impôs, e ela também havia dito que iria liberar o SDK para sua nova geração de celulares que usariam o Linux que estavam em criação – mas acabou limitando a uma minoria dos mesmos, tá ai o porquê de necessitar de um firmware modificado para poder roda-los.

Alguns celulares já estão bem maduros nesse aspecto, como o E2 e o Z6 que já possuem suporte a MPKG a um bom tempo, enquanto o V8 começou esse ano! Diversos dos aplicativos criados para eles (especialmente do Z6) estão sendo adaptados para funcionar no V8, e aos poucos diversos novos aplicativos são liberados.

Bom, uma coisa vocês podem ter certeza: novidades para o V8 vão demorar muito pra pararem de aparecer!

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Não responder como Anônimo(Anonymous)
- Use a busca antes de perguntar
- Não inclua links desnecessários na sua resposta.